2017 – Varginha

Após passar por Timóteo e Curvelo em 2015 e 2016, a nave GEDAI pousou no campus Varginha para a “III Jornada de Astronomia GEDAI: ensino, pesquisa e extensão”, realizada nos dias 18 e 19 de agosto. Com uma programação de ensino e divulgação científica, a Jornada tem o objetivo de fortalecer e ampliar a integração entre os grupos de Astronomia existentes nas várias unidades do CEFET-MG.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Prof. Paulo César Mappa, diretor da unidade de Varginha, pela profª. Giani David Silva, diretora de extensão e desenvolvimento comunitário do CEFET-MG, e pela profª. Raphaella Bahia S. Cabral, presidente do comitê organizador. O prof. Paulo destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo projeto “GEDAI em Varginha” e ressaltou a importância de sediar a Jornada em virtude da comemoração do aniversário de 10 anos do campus em 2017. Em sua fala, a profª. Giani ressaltou a consolidação do papel de referência que o GEDAI ocupa como programa de extensão institucional. Em nome do comitê organizador, a profª. Raphaella apresentou o histórico da Jornada e deu início aos trabalhos.

A programação da III Jornada contou com palestras, oficinas, uma exposição de Astrofotografia e um Sarau de encerramento. No primeiro dia, as professoras Edilaine Toledo e Raphaella Cabral apresentaram a palestra de abertura intitulada “História e Etimologia das Constelações”. Na sequência, fechando o primeiro dia, o professor e jornalista João Ribeiro de Barros apresentou a palestra “Observatórios Sonear-Bellatrix: uma história de amor à Astronomia”.

O segundo dia de trabalho foi aberto com a palestra “Métodos de medidas astronômicas”, ministrada pelo prof. Francisco Pazzini com a participação de seus orientandos Daniel Barroso e Alan Vilkn. Em seguida, o prof. Luiz Laércio apresentou a palestra “Evolução estelar”. Após um breve lanche, foi a vez de participar de duas oficinas. Enquanto, em uma delas, o prof. Sidney Maia falou sobre projetos de Astronomia nas Escolas, na outra, o astrofotógrafo Warley Souza ensinou técnicas de edição de astrofotografias.

Após uma pausa para a almoço, foi feita uma sessão de relatos de experiência, onde alunos e professores dos diversos campi do CEFET-MG trocaram experiências sobre os projetos desenvolvidos pelo GEDAI. A tarde foi encerrada com dois palestrantes externos. A profª. Alcione Caetano apresentou a palestra “Projetos Educativos e Oportunidades de Aprendizagem com Astronomia” e, concluindo as atividades, o físico e engenheiro Cristovão Jacques apresentou a palestra “Ameaça de asteroides: mitos e verdades”. O encerramento oficial da Jornada ocorreu no início da noite, com um Sarau Astronômico organizado pela professora Keilla Conceição e por estudantes de Varginha. De modo inédito, a III Jornada contou com um domo estrelado, cujo interior apresentava a linha do tempo fotográfica do GEDAI, e uma exposição de Astrofotografia.

Participaram da III Jornada de Astronomia GEDAI 120 pessoas. Além de professores e astrônomos amadores da comunidade externa local, o evento teve uma forte presença de docentes e estudantes de cinco campi do CEFET-MG: Belo Horizonte, Curvelo, Leopoldina, Timóteo e Varginha. Esta efetiva participação, que já vinha se consolidando nas Jornadas anteriores em Timóteo e Curvelo, fortalece ainda mais o caráter intercampi do GEDAI como um programa de extensão institucional. A comissão organizadora da III Jornada agradece o apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário e da Fundação CEFETMINAS pelo apoio na realização do evento.

Confira o vídeo clipe da Jornada no início da postagem.

Deixe um Comentário