Eclipse solar – 14 out 2023

Eclipse Solar 2019. Local: San Juan, Argentina. Data: 2 de julho de 2019
Fotógrafo: Bruno do Val (bruno@viawebsite.com.br)

No próximo sábado, dia 14 de outubro de 2023, poderemos assistir, se as condições atmosféricas permitirem, um belo espetáculo no céu.

Nesse dia, a trajetória da Lua cruzará com trajetória do Sol e nós, passageiros do planeta Terra, veremos o disco solar parcialmente oculto: ocorrerá o ECLIPSE SOLAR, cuja simulação pode ser vista clicando aqui.

Para quem mora na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o fenômeno será PARCIAL e poderá ser observado no final da tarde, a partir das 15h36min. O máximo do eclipse ocorrerá às 16h49min, momento que o Sol ficará com 49% de sua superfície obstruída. O final do eclipse ocorrerá após o pôr do Sol e não poderá ser observado.

Na região norte/nordeste do país, o eclipse será ANULAR, isto é, a Lua cobrirá o Sol, porém a borda externa do Sol será observada. Isso ocorre devido ao fato da distância da Lua à Terra não ser constante e, ao se interpor entre a Terra e o Sol, a Lua pode, ou não, ocultar todo o Sol.

MesserWoland, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

Independe do local que a observação for realizada, dois cuidados são necessários: procure um local onde o horizonte OESTE estiver desimpedido de obstáculos pois como ele ocorrerá no final da tarde, é importante que não existam construções ou montanhas nessa direção. E o mais importante – use a PROTEÇÃO adequada, óculos apropriados para observação solar (vendidos na internet) ou vidro de óculos para solda, nº 14 (não use valor inferior). Para quem não tiver acesso aos óculos ou filtros, pode construir uma câmera de pin-hole pode ser construída.

O importante é não perder o espetáculo!