Laboratório Nacional de Astrofísica e seu impacto na ciência (27/06)

O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) é a Unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) responsável por planejar, desenvolver, promover, operar e coordenar os meios e a infraestrutura para fomentar, de forma cooperada, a Astronomia Observacional Brasileira. 

Para falar do LNA e de seu impacto na ciência, o “Terça Astronômica” recebe Wagner Corradi (prof. titular da UFMG e diretor do LNA). A palestra será no dia 27 de junho, às 19h, no auditório principal do campus Nova Suiça, localizado na Av. Amazonas, 5.253, Bairro Nova Suiça. Após a palestra, das 20h às 21h, teremos observação astronômica da Lua e de alguns aglomerados localizados nas constelações de Escorpião e Cruzeiro do Sul. O evento é aberto ao público interno e externo, gratuito e sujeito à lotação do auditório. A palestra também terá transmissão ao vivo pelo canal GEDAI BH, no YouTube.

Resumo da palestra

O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) é a Unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) responsável por planejar, desenvolver, promover, operar e coordenar os meios e a infraestrutura para fomentar, de forma cooperada, a Astronomia Observacional Brasileira. O LNA possui a importante tarefa de gerenciar o Observatório do Pico dos Dias (OPD) e a participação brasileira nos observatórios internacionais Gemini (Norte, no Havaí e Sul, no Chile) e SOAR, no Chile, além de outras iniciativas como o PanEOS, Vera Rubin/LSST e BRICS, por exemplo. Além disso, participa ativamente na concepção e construção de novos instrumentos astronômicos e sistemas periféricos. Pretendemos apresentar os avanços na instrumentação e o impacto da ciência realizada com os telescópios gerenciados pelo LNA, a partir de uma perspectiva histórica, bem como o projeto de modernização da infraestrutura física e computacional em curso.

Sobre o palestrante: 

Wagner Corradi

Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA – Diretor

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Professor Titular

Wagner Corradi possui graduação em Física pela UFMG (1990). Mestrado em Astrofísica (1993). Doutorado em Astrofísica, com estágio no Copenhagen University Observatory do Niels Bohr Institute for Astronomy, Physics and Geophysics (Dinamarca) e no European Southern Observatory (1998). Professor Titular do Departamento de Física da UFMG. Coordenador da UAB/CAPES na UFMG (2010-2018). Coordenador de Extensão do ICEx/UFMG (2007-2014), do Programa de Extensão “Aproxime-se” (CAED/UFMG) e do Projeto “Planetário do Museu Itinerante da UFMG”. Vice-Presidente de EaD do Programa Inglês sem Fronteiras (SESU/MEC) de 2012 a 2014. Diretor de EaD da UFMG (2014-2018). Diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) desde 2020. Membro da SAB, SBPC, UniRede e IAU. Representante em órgãos colegiados da UFMG, LNA, MEC e Governo do Estado de MG. Avaliador de Instituições pelo MEC. Autor de livros e ferramentas de apoio didático na modalidade EAD. Pesquisador nas áreas de Física do Meio Interestelar, Aglomerados Abertos, Formação Estelar e Educação a Distância (gestão e extensão universitária na EaD; ensino híbrido).