CEFET-MG tem observação aprovada em grande telescópio

Um projeto astronômico conduzido pelos professores Mateus Angelo (CEFET – Nepomuceno), Bruno Dias (Universidad de Tarapacá, Chile) e Maria Celeste Parisi (Universidad de Córdoba, Argentina) foi aprovado pela equipe técnico-científica do Observatório Gemini Sul e obteve tempo disponível para observações e coletas de dados.

O Gemini Sul é um observatório astronômico localizado na região do Cerro Pachón (Chile) e possui um telescópio com espelho de 8 metros de diâmetro, sendo um dos maiores do mundo atualmente. Devido à grande diversidade de instrumentos disponíveis, é possível coletar dados de objetos astronômicos em faixas de comprimento de onda que variam desde a luz visível até o infravermelho. O Observatório Gemini é mantido por um consórcio que conta com a participação de Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chile, Argentina e Coréia do Sul.

O CEFET-MG figura entre as instituições com projetos aprovados para utilizar o telescópio.

Para o projeto em questão, intitulado “3D kinematics of the Magellanic Bridge clusters”, com participação do CEFET-MG, foram aprovadas cerca de 10 horas de observação para coleta de dados de populações estelares localizadas nas galáxias “Nuvens de Magalhães”, as quais são galáxias vizinhas da nossa Via Láctea.

A partir dos dados cinemáticos e espectroscópicos coletados, o projeto tem como objetivo principal determinar o histórico evolutivo das interações entre essas galáxias. As seguintes perguntas norteiam o escopo do trabalho: a) Como se formou o sistema Nuvens de Magalhães – Via Láctea ?; b) As Nuvens de Magalhães estão se aproximando da Via Láctea pela primeira vez na sua história ou essa interação já existe desde sempre ?; c) Podemos caracterizar a estrutura dessas galáxias vizinhas a partir das propriedades de suas populações estelares ?

As respostas a essas perguntas permitirão não apenas compreender o Universo local, mas também contribuirão para um melhor entendimento das estruturas em larga escala no Universo.