Terça Astronômica – A Primeira Imagem de um Buraco Negro

4BCCD730-4B75-4189-8BA3-0A46EC76348A

Convidamos a todos para participar da segunda Terça Astronômica de 2019, que apresentará a palestra “A Primeira Imagem de um Buraco Negro”, apresentada pelo Professor Nelson de Oliveira Yokomizo, do Departamento de Física da UFMG.

O evento será realizado no dia 14 de maio, de 19h às 21h, no auditório do Prédio Principal do Campus II do CEFET-MG, localizado na Av. Amazonas, 7.675, Bairro Nova Gameleira. Após a palestra, será realizada uma sessão de observação astronômica no campus. Tanto a observação, quanto a palestra são abertos ao público e esta será transmitido ao vivo pelo YouTube do GEDAI.

Sobre o palestrante:

O Professor Nelson de Oliveira Yokomizo possui graduação e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo e no Institute for Gravitation and the Cosmos, The Pennsylvania State University. Atualmente, atua nas áreas de física-matemática, gravitação e teoria quântica de campos.

Resumo da palestra:

A colaboração Event Horizon Telescope (EHT) divulgou recentemente a primeira imagem direta já obtida de um buraco negro. O retrato apresentado é compatível com as previsões da teoria da relatividade geral e fornece mais uma confirmação experimental da teoria de Einstein. Apresentarei neste seminário as principais propriedades de buracos negros previstas pela relatividade geral, a história de observações indiretas desses objetos e uma descrição de como a imagem do buraco negro da galáxia M87 foi obtida pela colaboração EHT.