Terça Astronômica – “Planetas Extra-Solares”

terca_astronomica_julho_2018 O GEDAI apresenta mais uma “Terça Astronômica”, que será realizada no dia 03 de julho, de 19 às 21h no auditório do campus I do CEFET-MG. Sílvia Helena Paixão Alencar, professora do Departamento de Física e Pró-reitora adjunta de pós-graduação da UFMG, irá apresentar a palestra “Planetas Extra-Solares”. A palestra é aberta ao público e será transmitida ao vivo neste link. Após a palestra, os telescópios do GEDAI estarão no estacionamento da rua Alpes prontos para observação da Lua e de outros objetos que estiverem visíveis no céu.

Lugar de mulher é na ciência!

Atuando no campo da Astronomia, com ênfase em Astrofísica estelar, a prof. Sílvia é uma cientista de destaque no cenário internacional. Em uma pesquisa recente, ela fez parte da equipe que descobriu um planeta jovem fora do sistema solar. Entre suas orientações concluídas na pós graduação, orientou quatro alunas de mestrado e quatro alunas de doutorado. Ela já orientou também um aluno de doutorado, Gustavo Henrique dos Reis de Araújo Lima, que hoje é professor de Física do CEFET-MG, campus Contagem.

O GEDAI convida a todos para participar desta imperdível Terça Astronômica! Fazemos também um convite especial às alunas. Vamos lotar o auditório e mostrar que lugar de mulher é na ciência!

Dados da palestra:

Planetas Extra-Solares

Sílvia Helena Paixão Alencar

Exoplanetas são planetas fora do nosso sistema solar. Desde 1995 foram descobertos mais de 3000 exoplanetas com massas e configurações orbitais bastante variadas. Apresentarei as várias arquiteturas de sistemas planetários observadas, assim como as principais técnicas usadas na busca de exoplanetas. Discutirei alguns sistemas de grande interesse, como os sete planetas em torno de Trappist-1 e o exoplaneta mais próximo da Terra, em torno de Proxima Centauri. Mostrarei também o desafio da busca de exoplanetas em torno de estrelas jovens, que nos permite estudar a formação planetária em seus estágios iniciais.

Conheça um pouco mais sobre a prof. Sílvia no vídeo abaixo: