Terça Astronômica: Oumuamua – Visitante interestelar

terca_astronomica_abril-2018O GEDAI convida à todos para participar da primeira “Terça Astronômica” de 2018, no dia 24 deste mês , no auditório do campus 1, às 19:00h. Teremos a presença de Cristóvão Jacques Lage de Faria, que falará sobre o visitante “OUMUAMUA”, primeiro asteroide interestelar observado no sistema solar. Engenheiro, físico e diretor científico do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), Cristóvão é uma referência mundial na área de cometas e asteroides. A palestra é aberta ao público e será transmitida ao vivo neste link. Após a palestra, os telescópios do GEDAI estarão apontados para o céu no estacionamento da rua Alpes, de forma a observar a Lua e outros objetos que estiverem visíveis. Confira abaixo o resumo da palestra:

Oumuamua – Visitante interestelar

Cristóvão Jacques Lage de Faria

Inicialmente foi chamado C/2017 U1 porque foi assumido como uma cometa, mas foi renomeado para A/2017 U1 depois que nenhuma atividade cometária foi encontrada. Depois que sua natureza interestelar foi confirmada, foi renomeado para 1I/’Oumuamua: “1” porque é o primeiro desse tipo de objeto astronômico a ser descoberto; “I” para interestelar e “‘Oumuamua'” é uma palavra havaiana que significa “um mensageiro de longe que chega primeiro”.