Terça Astronômica – outubro

Por Laura Aline / Monitora do GEDAI

7

No 10/10/17, ocorreu mais uma edição do “Terça Astronômica”. Através da palestra “Métodos de medida de distâncias astronômicas: apreendendo com os gregos”, o professor Pazzini e seus orientandos Alan e Daniel (bolsistas do programa Bic-Jr) compartilharam alguns resultados de um projeto de pesquisa em andamento.

Pela primeira vez, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do GEDAI BH. Para Daniel, segundo retorno que teve de amigos, a transmissão teve mais acessos do que o esperado. O estudante relata que recebeu muitas mensagens de parabenização e apoio. O estudante valorizou a chance de compartilhar os resultados com a comunidade. “Acho legal demais podermos participar da palestra, tanto eu como o Alan, porque estamos trabalhando nisso durante o ano e o conhecimento é para ser compartilhado. Não adianta a gente do GEDAI, aprender as coisas e guardarmos para nós, pois tem muita gente que se interessa pelo assunto.” Para Alan, além de estudar um assunto de interesse, a chance de participar de projetos no CEFET-MG é muito gratificante.

Esta edição também marcou a estreia de novos monitores do GEDAI, que buscaram o grupo interessados em adquirir conhecimento sobre Astronomia e observação do céu. Após a palestra, a equipe de monitores promoveu uma sessão de observação astronômica de Saturno e do aglomerado Borboleta, localizado na Constelação de Escorpião. Para Laura Aline, monitora do GEDAI, é uma alegria poder trocar experiência e conhecimentos com alunos, professores e colaboradores da equipe. “É gratificante ver os olhares e os sorrisos de quem passou pelo telescópio, seja por aprender um pouco ou simplesmente por apreciar o céu.”

Veja abaixo o vídeo da palestra e as fotos do evento.