Astronomia – Primeiros Passos

O curso “Astronomia Primeiros passos 2017″ encontra-se em andamento. Para participar do curso em 2018, aguarde a chamada para o próximo processo seletivo.

aaa

Objetivo e motivação

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o estudo da Astronomia está associado aos Eixos Temáticos “Terra e Universo” (Ensino Fundamental) e “Universo, Terra e Vida” (Ensino Médio), com ênfase para a observação direta do céu. O objetivo deste curso consiste em abordar esta ênfase através da localização e observação dos objetos celestes. Serão destacadas estratégias de utilização do telescópio para localização de objetos de interesse, instrumentação para o ensino de Astronomia e alguns tópicos especiais. A expectativa ao final do curso é de que os participantes estejam motivados a implementar projetos astronômicos nas escolas, a selecionar materiais de estudo e a interagir com grupos ligados a planetários, observatórios e ao estudo da Astronomia.

Público alvo 

Docentes da Educação Básica que atuam na rede pública e estudantes de licenciatura.

Carga horária

45 horas.

Local

As sete primeiras aulas, com atividades práticas de observação, serão realizadas no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, localizado na Av. Montreal, s/número, Jardim Canadá, Nova Lima. A última aula será realizada no Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, número 700. Obs: A coordenação tentará disponibilizar um ônibus para o translado de ida e volta entre o campus I do CEFET-MG e o Parque (com saída as 13h e retorno as 21h30).

Período e horário

As sete primeiras aulas serão realizadas nos seguintes sábados: 29/04, 27/05, 24/06, 29/07, 26/08, 23/09 e 05/10. Atividades temáticas: das 14h às 17h00. Atividades práticas de observação: das 17h30 às 20h30. A oitava e última aula, no dia 18/11, será realizada excepcionalmente na parte da manhã, de 9h as 12h.

Ementa

(1) Sistema Solar. (2) Localização e reconhecimento dos objetos celestes. Objetos interessantes para observação ao longo do ano. (3) Instrumentos astronômicos: tipos de telescópios, funcionamento, montagem e operação. (4) Astronomia na Cultura. (5) Educação Ambiental. (6) Instrumentação para o ensino de Astronomia. (7) Astrobiologia.

Certificado

Serão conferidos certificados de conclusão do curso aos participantes com o mínimo de 75% de presença nas atividades. Através do certificado, após o curso, o professor terá autorização para utilizar a plataforma de observação do Parque.

Coordenação

Leonardo Gabriel Diniz (CEFET-MG) e Leonardo Marques Soares (IFMG).

Professores

Leonardo Gabriel Diniz (CEFET-MG), Gustavo Henrique Reis de Araújo Lima (CEFET-MG), Sidney Maia Araújo (CEFET-MG), Fabiana da C. P. Tiago (CEFET-MG), Mariana Martins Drumond (CEFET-MG), Leonardo Marques Soares (IFMG), Diego Alves Oliveira (IFMG), Bruno Francisco Melo Pereira (IFMG).

Colaborador voluntário

Cássio Valle e Magda Moreira Nunes.

Monitores

Lucas Júnio A. V dos Reis, Vinicius Silva Soares, Roberta Carolina Pereira Martins, Vinicius Vertelo de Souza.

Participação especial

Prof. Francisco de Borja Lópes Prado.

Inscrições e informações

O curso é gratuito. Para se candidatar ao curso, basta preencher o formulário eletrônico abaixo e enviar o curriculum (link do lattes ou arquivo) ao e-mail gedaidocefetmg@gmail.com até o dia 31 de março. No corpo do e-mail, o candidato deve expor os motivos de seu interesse pelo curso. A falta de resposta ou confirmação pelo candidato (via email) poderá implicar sua eliminação do processo seletivo.Real

Realização                                                               Apoio

bbbcccddd

eee

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>