Terça Astronômica (agosto de 2019) – Fotos e Vídeo

B6DDF2BE-C98E-421A-A3E3-82452677A942

No dia 6 de agosto de 2019, o Grupo de Estudos e Divulgação Astronômica do CEFET-MG promoveu mais uma edição da Terça Astronômica. A palestra realizada pela Dra. Iara Furtado Santiago apresentou diversas pesquisas brasileiras no continente antártico e como elas criam novas possibilidades dentro da astrobiologia.

Durante a palestra, a Dra. mostrou como fungos e algas (e suas devidas associações) são capazes de sobreviver em situações tão extremas quanto as da Antártida. O estudo dessas características, em especial por pesquisadores e pesquisadoras brasileiros, trouxeram a tona novas possibilidades em fármacos contra a leishmaniose, por exemplo. Além disso, os estudos realizados por grupos de pesquisa da UFMG, levantam novas possibilidades sobre como a vida poderia estar presente em ambientes antes considerados inóspitos, como outros planetas do sistema solar.

A palestra está disponível no youtube do GEDAI. As fotos da noite, que contou com observação da lua e de Júpiter podem ser visualizadas neste álbum.

A programação completa das Terças Astronômicas de 2019 está disponível no site do GEDAI!