2019 – Belo Horizonte

V Jornada de Astronomia GEDAI: saiba como foi

 

capa

(Texto: Pedro Arles)

Nos dias 23 e 24 de agosto de 2019, ocorreu nos Campi BH do CEFET-MG, a “V Jornada de Astronomia GEDAI: ensino, pesquisa e extensão”. O evento, de caráter itinerante, chegou em Belo Horizonte após passar por quatro campi do interior de Minas e contou com uma programação de palestras, relatos de experiência e observação de astros, além de uma exposição de astrofotografia.

A Jornada tem como objetivo fortalecer e ampliar a integração entre os grupos de astronomia existentes nas várias unidades do CEFET-MG e apresentar para a comunidade externa e interna, um conjunto de falas relativas à divulgação e produção científica. Nesta edição, todo o evento foi transmitido ao vivo no YouTube do GEDAI e está disponível neste canal.

O evento foi aberto por uma mesa seguida da palestra da palestra de abertura, minstrada pelo professor Roberto Boczko. Em seguida, o professor Rodolfo Langhi apresentou a importância e as particularidades sobre o ensino de astronomia. A sexta-feira foi fechada com chave de ouro com a observação de Júpiter e Saturno no Campus II.

No sábado, a programação começou com a apresentação da Professora Magda Moreira sobre astronomia cidadã, que trouxe relatos de alunos e ex alunos dos grupos de divulgação de astronomia do CEFET. Em seguida, o Professor Willer Gomes caracterizou os projetos do ITA. O astrônomo amador Cristovão Jacques apresentou um panorama geral sobre colisões de asteroides seguido de uma emocionante homenagem ao Professor Prado, feita pela prof. Alcione Caetano.

Em sua segunda palestra na Jornada, o professor Rodolfo Langhi falou sobre o papel dos astrônomos na educação em astronomia. Logo em seguida foi aberto o espaço para relatos de experiência e aberta uma mesa redonda com representantes dos projetos de astronomia em BH. Para fechar a quinta Jornada, o ator Cláudio Henrique Pessoa Brandão apresentou sua peça “Galileu”, pro Cráudio.

As fotos do evento estão disponíveis neste álbum, composto por fotografias de Carlos Eduardo, Isabela Santos, Pedro Arles, Victor Zanetti e Warley Nazareth.

Veja também o vídeo clipe da Jornada:

 

 

 

Programação:

programacao