2016 – Curvelo

 Nos dias 09 e 10 de setembro, no campus Curvelo, aconteceu a “II Jornada de Astronomia GEDAI: ensino, pesquisa e extensão”. Promovida pelo “Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (GEDAI)”, a jornada busca fortalecer e ampliar a integração entre os grupos de Astronomia existentes nas várias unidades do CEFET-MG,  além de levar uma programação consistente de ensino e divulgação científica para a comunidade interna e externa do campus sede.

A mesa de abertura foi composta pela Prof. Maria Eliza de Campos Souza, representando a diretoria da unidade de Curvelo, pela prof. Giani David Silva, diretora de extensão e desenvolvimento comunitário do CEFET-MG, e pela prof. Marielle Hoalle M. B. Lage, presidente  do comitê organizador do evento.  A prof. Maria Eliza expôs o sentimento de alegria da comunidade do campus Curvelo em sediar este evento e ressaltou que esta realização constitui um marco importante no fortalecimento do projeto de extensão da unidade. Em sua fala, a prof. Giani destacou o grande potencial e o papel de referência que o GEDAI ocupa hoje como programa de extensão institucional. Em nome do comitê organizador, a prof. Marielle apresentou o histórico da criação do GEDAI e deu início aos trabalhos.

No primeiro dia da Jornada,  os professores Leonardo Gabriel, Weber Feu e Fabiana Conceição apresentaram as palestras “A Terra Vista de Longe: a Astronomia sob uma perspectiva ecológica”, “O Clima no Sistema Solar” e “Astrobiologia e a busca por vida extraterrestre”, respectivamente. Na sequência, os monitores do GEDAI coordenaram uma sessão de observação astronômica para os participantes do encontro.

No segundo dia, os professores Sidney Maia e Francisco Pazzini apresentaram as palestras “O Ensino de Astronomia na Educação Básica: Possibilidades e Articulações” e “Que onda é essa? A concepção de universo de Einstein e as Ondas Gravitacionais”, respectivamente. Fechando com chave de ouro, a prof. Silvia Helena P. Alencar (Dept. Física / UFMG), integrante da equipe científica que descobriu recentemente um exoplaneta recém-nascido, apresentou a palestra “Planetas extra-solares”.

Na programação interna da Jornada, na tarde do segundo dia, foram apresentados relatos de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo GEDAI. No fechamento do evento, o astrônomo amador Warley Souza ministrou um minicurso de Astrofotografia.

Com seis palestras, sete relatos de projetos de pesquisa e extensão e um minicurso, a “II Jornada de Astronomia GEDAI: ensino, pesquisa e extensão” contou com 110 participantes, entre servidores e alunos do CEFET-MG, professores e alunos de outras escolas públicas e astrônomos amadores. Além da boa participação da comunidade local do campus Curvelo, a efetiva participação de grupos de Timóteo, Leopoldina, Varginha e Belo Horizonte fizeram da II Jornada um importante marco na ampliação e no fortalecimento da integração intercampi do GEDAI.

Confira o álbum de fotos abaixo:

II Jornada de Astronomia GEDAI - Curvelo

Deixe um Comentário