LIVE “Ondas gravitacionais: uma nova janela para observação”

O projeto “Terça Astronômica” convida a todos para a LIVE “Ondas gravitacionais: uma nova janela para observação”, com o prof. Kilder Leite Ribeiro (UFRB). O evento será transmitido ao vivo no dia 17 de agosto, às 19h, no canal do GEDAI no YouTube. Na sequência da palestra, na sessão de observação virtual do céu, o astrofotógrafo Francisco Pazzini irá conversar com o público sobre alguns detalhes de astrofotografia.

Resumo da palestra:

Nesta palestra irei discutir o conceito de ondas gravitacionais e suas formas de detecção. Apresentarei os aspectos básicos dos dois tipos de detectores que temos, os de massa ressonante e os interferômetros. Em seguida, farei um resumo de 3 momentos importantes: (a) a primeira detecção em 2015; (b) a detecção conjunta com outros detectores, que ficou conhecida como multi-messeger; (c) a detecção de abril, quando foi observado a colisão de duas estrelas de nêutrons.

Sobre o palestrante:

Kilder Leite Ribeiro é prof. de Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possui Doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, com período sanduíche em Universidade of Western Australia. Em sua pesquisa de doutorado, trabalhou com Sistemas de Transdução Aplicado a Detectores de Ondas Gravitacionais.