LIVE “Química no meio interestelar”

O projeto “Terça Astronômica” convida a todos para a LIVE “Química no meio interestelar”, com o prof. Breno Rodrigues Lamaghere Galvão (Departamento de Química / CEFET-MG). O evento será transmitido ao vivo no dia 20 de julho, às 19h, no canal do GEDAI no YouTube. Na sequência da palestra, na sessão de observação virtual do céu, o astrofotógrafo Warley Souza irá conversar com o público sobre recepções de imagens transmitidas pela ISS com equipamento de radioamador.

Resumo da palestra:

A Astroquímica estuda as moléculas presentes no universo, focando especialmente em suas abundâncias, reações e linhas espectrais. À medida que novos telescópios vão sendo desenvolvidos e melhorados, novas moléculas intrigantes são detectadas. Isso contribui para um melhor entendimento do meio interestelar, especialmente os processos de crescimento de massa que levam à formação de grãos e, em última instância, à formação de sistemas planetários. 

É um campo interdisciplinar por natureza. Astrônomos observam o céu, detectam novas espécies moleculares e determinam suas abundâncias em diferentes regiões. Experimentos nos laboratórios simulam as reações entre essas moléculas e determinam suas reatividades. A química teórica simula as condições extremas do espaço, explica os mecanismos envolvidos nas reações do laboratório e então prevê os resultados das reações que são difíceis de acessar experimentalmente. 

Nesta apresentação, iremos revisitar o ciclo de vida das estrelas para destacar em quais condições as moléculas podem ser observadas. As propriedades exóticas do meio interestelar e as moléculas frequentemente observadas serão apresentadas. Finalmente, alguns resultados específicos obtidos por nosso grupo de pesquisa serão discutidos junto com suas respectivas implicações astroquímicas. 

Sobre o palestrante:

Possui graduação pela UFMG (2006), doutorado pela Universidade de Coimbra (Portugal, 2012) e pós-doutorado pela UFMG (2013). Desenvolve pesquisas em química teórica e computacional aplicada à astroquímica, química da atmosfera e nanoclusters. Tem experiência em superfícies de energia potencial, dinâmica de reações envolvendo transições eletrônicas e algoritmos genéticos. É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), sendo docente do programa de pós graduação em Modelagem Matemática e Computacional desta instituição e do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais, tendo concluído a orientação de mestres e doutores. Além da pesquisa, coordena um projeto de extensão destinado a conscientizar a população sobre a importância da ciência no dia a dia (youtube.com/channel/UCgyuURnwBI6qOxw0fua9vEw). Foi o idealizador e responsável pela instalação de uma tabela periódica de 14 metros no prédio principal do CEFET-MG para divulgação científica. Atuou como membro titular do conselho de pesquisa e pós-graduação do CEFET-MG.