LIVE “Evolução das estrelas, populações estelares e descobertas recentes”

O projeto “Terça Astronômica” convida a todos para a LIVE “Evolução das estrelas, populações estelares e descobertas recentes”, com o prof. Mateus de Souza Angelo (CEFET-MG, campus Nepomuceno). O evento será transmitido ao vivo no dia 29 de junho, às 19h, no canal do GEDAI no YouTube. Na sequência da palestra, na sessão observação virtual do céu, o astrofotógrafo Agostinho Gomes da Silva e o prof. Francisco Pazzini discutirão criticamente um vídeo de eclipse que circulou amplamente nas redes sociais.

Resumo da palestra:

Acredita-se que a maioria das estrelas se forma em grupos, a partir do colapso gravitacional e fragmentação de uma nuvem molecular progenitora. Os agrupamentos gravitacionalmente coesos que resultam desse processo são chamados de aglomerados de estrelas.

Por abrangerem uma vasta gama de  parâmetros astrofísicos (idades, distâncias e metalicidades), o estudo dos aglomerados permite (i) uma compreensão mais detalhada dos mecanismos de evolução estelar e (ii) a determinação da estrutura da Via Láctea, bem como o esclarecimento da  evolução química e cinemática da nossa Galáxia.

Nesse seminário, apresentaremos alguns aspectos básicos da evolução das estrelas , nucleossintese e caracterização de aglomerados estelares . Mostraremos técnicas  estatísticas, recentemente desenvolvidos por nosso grupo , destinadas à determinação precisa de parâmetros astrofísicos de agrupamentos estelares usando dados da missão espacial GAIA.  Também abordaremos a descoberta recente de novos aglomerados estelares, realizada por nosso grupo de pesquisadores. Perspectivas para trabalhos futuros na área também serão apresentadas.

Sobre o palestrante:

Mateus de Souza Angelo possui Doutorado em Física/Astrofísica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e realizou residência pós-doutoral no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/Itajubá). Sua área de pesquisa concentra-se em populações estelares e aglomerados abertos Galácticos dinamicamente evoluídos, além de aglomerados estelares localizados nas Nuvens de Magalhães. Mateus de Souza Angelo é também membro externo do Escritório Brasileiro do Observatório Gemini (BrGO). Possui graduação em Física-Licenciatura e mestrado em Física/Astrofísica pela UFMG e é também técnico em informática gerencial pelo Colégio COTEMIG. Mateus de Souza Angelo é professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG) e tem experiência em ensino de Ciências e Física para alunos de ensino fundamental, médio e superior. Possui experiência também em ensino de Física para alunos de curso superior na modalidade a distância (EaD) e presencial. Atuou em diversas atividades de divulgação científica voltada para o ensino de Astronomia e pesquisa em educação.