Cefast Aerospace, vice-campeã em competição do INPE, seleciona membros

Até 31 de janeiro, alunos dos cursos técnicos e de graduação podem se inscrever para equipe de competição

Um diferencial do CEFET-MG na formação de alunos é a possibilidade de testar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais e em desafios práticos. Uma boa oportunidade para isso são as equipes de competição, como a Cefast Aerospace, que desenvolve satélites e sondas meteorológicas.

Até 31 de janeiro, alunos dos cursos técnicos e de graduação podem se inscrever para a seleção de novos membros da equipe, vice-campeã do desafio CubeDesign Virtual 2020, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

CubeDesign

Criado em 2017 por alunos de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologias Espaciais do INPE, o CubeDesign estimula estudantes a buscarem ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um satélite.  Em 2020, a competição aconteceu virtualmente de outubro a dezembro.

Neste ano, oito países da América Latina competiram em quatro desafios de engenharia necessários para a criação de um satélite: requisitos, subsistema de suprimento de energia, carga útil e subsistema do computador de bordo.

O CEFET-MG se destacou e a equipe Cefast Aerospace conquistou o segundo lugar na competição e recebeu prêmios nas categorias Excelência, nota máxima em desafio de computação de bordo; O Melhor, melhor equipe no desafio de computação de bordo; Criatividade, inovação no desafio de requisitos e boas metas para a construção do CanSat; e Missão cumprida, por ter cumprido todas os desafios.

Mais

Visite as plataformas do CefastAerospace (site, YouTube e Facebook) e inscreva-se na seleção 2021.1 da equipe

Acesse o resumo do CubeDesign 2020 e veja o desempenho da equipe da CEFET-MG na competição.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG

(publicado no site do CEFET-MG no dia 13/01/21)