Astrofotografia no dia Nacional da Ciência (08/07)

warleyO GEDAI promoverá a oficina Astrofotografia e Ciência Cidadã: uma arte a seu alcance, em 08 de julho, de 13h40 às 14h30, dentro da programação do Dia Nacional da Ciência e Dia da Pesquisadora e do Pesquisador. O tema explorado em toda a programação é Ciência e Cultura.

A oficina, apresentada em vídeo no canal do youtube, foi incluida dentro do eixo A ciência e os
espaços de cultura e arte. Contará com a participação de Carlos Eduardo Porto Andrade, (Técnico em Química, Estudante de Engenharia de Minas, UFMG e Monitor do GEDAI-BH), Sergio Ribeiro Pereira (Professor de Artes na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, Especialista em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-UFOP/MG, Mestre em Educação Tecnológica-CEFET/MG), Victor Zanetti (Estudante de Odontologia, Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Monitor do Astronomia no Vale do Aço-GEDAI) e Warley Souza (Analista de TI, Estudante de Engenharia da Computação no CEFET-MG-Campus Timóteo e monitor do Astronomia no Vale do Aço/GEDAI). Será uma oficina multivocal, múltiplas vozes, abordagens diversas: uma reflexiva colocando para dialogar filosofia, ciência, tecnologia e arte; outra bastante didática, dando os primeiros passos para se produzir e tratar uma imagem; ao final, mais ação, descontração e a produção das fotos ao vivo, completando com mais informação importante sobre tratamento de imagem.

Se você for acompanhar a oficina e depois dar os primeiros passos na arte da astrofotografia, confira aí os materiais utilizados pelos astrofotógrafos:

  • computador
  • câmera digital com ajustes manuais de exposição (seja compacta, superzoom ou DSLR)
  • webcam
  • telescopio com 50 mm de abertura ou mais
  • software Deep Sky Stacker, que pode ser obtido gratuitamente em
  • http://deepskystacker.free.fr/portuguese/index.html
  • software AutoStakkert, que pode ser obtido gratuitamente em
  • https://www.autostakkert.com/wp/download/

Para conhecer um pouco mais sobre as relações entre arte, ciência e tecnologia:
“O Universo das Imagens Técnicas – Elogio da superficialidade”, de Vilém Flusser.