Terça Astronômica (outubro de 2019) – Fotos e Video

D392A07E-8DBE-4CFF-BC9D-F58E8AB37A71

No dia 1° de outubro de 2019, o Grupo de Estudos e Divulgação Astronômica do CEFET-MG promoveu mais uma edição da Terça Astronômica. A palestra realizada pelo Dr. Luis Argel Poveda Calviño, do Dept. de FÍsica do CEFET apresentou os conceitos básicos da Mecânica Quântica e da Teoria de Tudo.

Antes do início da palestra, alunas e alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Física e da Olimpíada Brasileira de Astronomia receberam suas premiações pelas mãos do Diretor do Campus II do CEFET-MG, Marcus Fernando, e da Renata Villani, Assistente de Alunos. Já durante a palestra, após parabenizar os medalhistas, o professor explicou, sob a perspectiva de vários momentos históricos, o que é da luz e como ela carrega energia. A partir disso, o palestrante citou diversos problemas que a física clássica teve para retratar a realidade da luz e as formas como tais problemas foram solucionados nos últimos séculos. Por último, ainda foi apresentado as ideias básicas da teoria de tudo.

A palestra e a premiação estão disponíveis no youtube do GEDAI neste link. As fotos da noite, que contou com observação de Júpiter e Saturno podem ser visualizadas neste álbum.

A programação completa das Terças Astronômicas de 2019 está disponível no site do GEDAI!