Terça Astronômica – Mecânica Quântica e a Teoria de Tudo

E238C637-57DF-44B2-9E49-52DBE82D8C79

Convidamos todos para participar da penúltima Terça Astronômica de 2019, que apresentará a palestra “Mecânica Quântica e a Teoria de Tudo”, realizada pelo prof. Dr. Luis Argel Poveda Calviño, professor do departamento de física do CEFET-MG.

O evento será realizado no dia primeiro de outubro, das 19h às 21h, no auditório do Prédio Principal do Campus II do CEFET-MG, localizado na Av. Amazonas, 7.675, Bairro Nova Gameleira. Após a palestra, será realizada uma sessão de observação astronômica no campus. Tanto a observação, quanto a palestra são abertos ao público e esta será transmitido ao vivo pelo Youtube do GEDAI.

Sobre a Palestra

Nesta palestra serão apresentadas as ideias centrais que levaram a descoberta da física quântica. Também será discutido, de uma forma acesível ao público, como a física quântica permite a formulação de uma “teoria de tudo”, que pretende descrever os fundamentos do universo conhecido. Por último discutiremos a relação entre a “teoria de tudo” e a aparente estrutura hierárquica do conhecimento cientifico, através de conceitos como “emergência” e “teoria de campo médio”.

Sobre o Palestrante

É Licenciado em Física pela Universidade de Oriente, Cuba (1991) e Doutor em Ciências pela Universidade de Coimbra (2007). Realizou Pós-doutorado no Laboratório de Átomos e Moléculas Especiais do Depto. de Física da Universidade Federal de Minas Gerais em temas relacionados com espalhamento de pósitrons em alvos atómicos e moleculares (2011-2014). Atualmente é Professor Efetivo do Departamento de Física do Centro Federal de Educação Tecnológica  de Minas Gerais (CEFET-MG).