Terça Astronômica – Telescópios de Alta Tecnologia (10/09)

terça_astronomica_setembro_2019Convidamos todos para participar da quinta Terça Astronômica de 2019, que apresentará a palestra “Telescópios de Alta Tecnologia”, realizada pelo Marcelo Macedo Moura, atual presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG).

O evento será realizado no dia 10 de setembro, das 19h às 21h, no auditório do Prédio Principal do Campus II do CEFET-MG, localizado na Av. Amazonas, 7.675, Bairro Nova Gameleira. Após a palestra, será realizada uma sessão de observação astronômica no campus. Tanto a observação, quanto a palestra são abertos ao público e esta será transmitida ao vivo pelo YouTube do GEDAI.
Sobre a palestra:
A palestra apresentará as inovações tecnológicas que permitiram e vão permitir a construção dos novos telescópios ópticos. Além disso, o palestrante contextualizará a situação atual e o andamento dos projetos resultantes de tais inovações.
Sobre a palestrante:
Marcelo Macedo Moura é formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais. Atua profissionalmente na área de manutenção de máquinas pesadas. A partir da montagem de uma pequena oficina mecânica, realiza a construção de telescópios, e, desde de 1980, dedica-se ao desenvolvimento de softwares focados no cálculo, redução e arquivo de dados relativos à observação astronômica. É o atual presidente da CEAMIG, Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais, onde coordena as atividades do grupo que congrega os amantes da astronomia de Minas.