Terça Astronômica – Presença de vida nos extremos (06/08)

terça_astronomica_agosto_2019Convidamos todos para participar da quarta Terça Astronômica de 2019, que apresentará a palestra “Presença de Vida nos Extremos”, realizada pela Dra. Iara Furtado Santiago, bióloga e pós-doutora em microbiologia pela UFMG. O evento será realizado no dia 06 de agosto, das 19h às 21h, no auditório do Prédio Principal do Campus II do CEFET-MG, localizado na Av. Amazonas, 7.675, Bairro Nova Gameleira. Após a palestra, será realizada uma sessão de observação astronômica no campus. Tanto a observação, quanto a palestra são abertos ao público e esta será transmitido ao vivo pelo YouTube do GEDAI neste link.

Sobre a palestra:
A palestra apresentará ao público os organismos extremófilos: seres capazes de sobreviver a condições de, por exemplo, temperatura, radiação e pH, consideradas impossíveis de abrigar vida. Esses organismos são alvos de recentes estudos que podem trazer melhorias às industrias farmacológicas e alimentícias. Além disso, tais seres abriram portas em um ramo de estudo muito novo: a astrobiologia.

Sobre a palestrante:
Possui graduação em Ciências Biológicas/Bacharelado e Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Doutorado em Microbiologia pela UFMG. Participa de projetos na linha de pesquisa Biodiversidade e Bioprospecção de Fungos presentes em Ecossistemas extremos onde participou da XXIX OPERANTAR (Expedição Brasileira para a Antártica). Tem experiência na área de pesquisa em Microbiologia, atuando principalmente em temas como: taxonomia, diversidade, biologia molecular, ecologia microbiana, biodegradação, microbiologia de ambientes extremos e bioprospecção de produtos naturais.

(Texto: Pedro Arles / GEDAI)