Terça Astronômica (abril de 2019) – fotos e vídeo

terca-astronomica

No dia 16 de abril de 2019, o Grupo de Estudos e Divulgação Astronômica do CEFET-MG promoveu mais uma edição da Terça Astronômica. A palestra realizada pelo professor Carlos Wagner do DPTA/CEFET-MG tratou a identificação da trajetória, duração e distância percorrida de tempestades com base em dados de descargas elétricas na região metropolitana de BH, além de relacionar a esses resultados com a topografia.

Foram mais de 700.000 raios usados no estudo. Os dados foram obtidos através do Sistema de Localização de Tempestades da CEMIG e filtrados para que se pudesse retirar e analisar somente dados de tempestades. Para realizar tal análise, foi utilizada uma técnica chamada “Geografia Celular”, dividindo a RMBH em quadrados de 1km de lado e analisando a quantidade de raios em cada um.

Com os dados de cada quadrado e ajuda de um Software, foi possível identificar onde as tempestades começavam e onde terminavam, gerando a sua trajetória.

Mas por que estudar as trajetórias de tempestades? Uma evento desses em uma região tão populosa quanto a de Belo Horizonte causa muitos transtornos, inclusive, com o maior uso e ocupação das terras (por vezes inadequadas) tem-se um aumento nos desastres naturais. Na religião estudada, os dados mostraram que a maior ocorrência de raios foi em áreas de grande habitação, o que reforça a necessidade de estudá-los. Além dos transtornos na rotina da cidade, as tempestades ainda podem causar, por exemplo, mortes, danos materiais e deslizamentos de encostas.

A palestra na integra, inclusive os resultados das pesquisas do professor, estão disponíveis no canal do GEDAI no YouTube e as fotos neste álbum.

A programação completa das Terças Astronômicas de 2019 está disponível no site do GEDAI!