Terça Astronômica – Descargas atmosféricas e identificação de trajetórias de tempestades

terça_astronomica_abril 2019Convidamos a todos para participar da primeira Terça Astronômica de 2019, que apresentará a palestra “Descargas atmosféricas e identificação de trajetórias de tempestades”, apresentada pelo professor Carlos Wagner, do Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental do CEFET-MG.

O evento será realizado no dia 16 de abril, de 19h às 21h, no auditório do Prédio Principal do Campus II do CEFET-MG, localizado na Av. Amazonas, 7.675, Bairro Nova Gameleira. Após a palestra teremos uma sessão de observação astronômica no campus. Tanto a observação, quanto a palestra são abertos ao público e esta será transmitido ao vivo neste link: https://youtu.be/aFBnuMz3xj0

Sobre o palestrante:
Carlos Wagner Gonçalves Andrade Coelho é Doutor em Geografia pela PUC- MINAS e atua como professor dos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Técnico em Meio Ambiente do CEFET-MG.  Trabalhou na CEMIG por 23 anos, 12 deles como Técnico de Planejamento Hidroenergético no setor de Meteorologia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica e Geoprocessamento.

Sobre a palestra:
O Professor Dr. apresentará sua pesquisa, em que se realizou através de descargas elétricas detectadas pela rede da CEMIG, um mapeamento das principais trajetórias das tempestades na região metropolitana de Belo Horizonte. O estudo foi uma das fontes para decisão de onde o Radar Meteorológico da CEMIG seria instalado.