Trabalho do GEDAI é 1º lugar na META (Curvelo)

capaO trabalho “O uso da realidade virtual para o ensino lúdico de Astronomia”, da estudante Iasabela Santos Silveira, foi premiado em 1º lugar na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) do campus Curvelo. A estudante foi orientada pela professora Marielle H. B. Lage, que também orientou o trabalho “Encontro Astronômico com o 6º ano”, apresentado pelo estudante Sérgio H. B. Cardoso.

Confira abaixo uma pequena amostra (vídeo) e o resumo do trabalho premiado.

 

O uso da realidade virtual para ensino lúdico da Astronomia

O suceder dos dias e das noites, a divisão do tempo no calendário e no relógio, as estações do ano, as marés, as fases da lua, e até mesmo a vida em nosso planeta são fenômenos determinados pelo Sistema Sol-Terra-Lua, objeto de estudo da Astronomia. Devido ao avanço científico-tecnológico, surgiu a necessidade de enfatizar nas escolas a questão astronômica com as conquistas tecnológicas contemporâneas, uma vez que as condições de vida do ser humano estão interligadas direta ou indiretamente a este conhecimento. Porém, há uma falta de efetivação da Astronomia enquanto disciplina escolar na prática seja pela pouca dominação do docente em relação ao conteúdo, quanto da metodologia de ensino teórica que dificultam o ensino. Pensando dessa forma, o trabalho tem como objetivo principal facilitar o aprendizado de crianças e adolescentes sobre o sistema solar através da realidade virtual, tecnologia que imerge o usuário em um novo espaço através de um óculos, sendo possível reproduzir vivências e facilitar a compreensão de conceitos de forma mais eficiente do que a teoria pura. Fazer o uso da realidade virtual para pessoas leigas permite ampliar o acesso à informação, desperta o interesse e a vontade em descobrir, além de incentivar futuro novos pesquisadores.