Terça Astronômica- Mudanças Climáticas, o que conhecemos do clima da Terra?

whatsapp-image-2018-06-09-at-11-58-40No dia 19 de junho, das 19 às 21h, no auditório do campus I do CEFET-MG, o “Terça Astronômica” traz um tema obrigatório. Gustavo Andres Guerrero Eraso, professor do Departamento de Física da UFMG, irá apresentar a palestra “Mudanças Climáticas, o que conhecemos do clima da Terra?”. A palestra é aberta ao público e será transmitida ao vivo neste link. Após a palestra, os telescópios do GEDAI estarão no estacionamento da rua Alpes prontos para observação da Lua e de outros objetos que estiverem visíveis no céu. Se inscreva também em nosso evento no facebook.

Sobre o palestrante

Gustavo é graduado em física pela Universidade Nacional de Colombia, com doutorado em Astronomia pela IAG da Universidade de São Paulo (2009). Fez pós doutorado no Instituto Nórdico de Física Teórica, NORDITA, na Suécia (2009-2011), assim como no Grupo de Física Solar da Universidade de Stanford (2011 – 2012 ). Suas principais áreas de pesquisa são a geração de campos magnéticos cósmicos através do mecanismo de dínamo, plasmas astrofísicos, convecção térmica turbulenta e em especial o estudo teórico e numérico do ciclo magnético solar.

Sobre a palestra

Nesse seminário apresentarei os mecanismos fundamentais que controlam o clima na Terra. Esses mecanismos fazem parte do que se conhece como orçamento energético do planeta, depende da quantidade de radiação recebida pela nossa estrela, o Sol, e da interação da mesma com a Terra e a sua atmosfera. Mostrarei como as atividades humanas tem conseguido mudar as condições médio-ambientais a tal ponto de modificar esse orçamento. A partir de estudos do clima no passado,  apontarei também as evidencias científicas que confirmam as atividades humanas como fator determinante do aquecimento global. Finalmente, baseado em observações astronômicas do clima em outros planetas, assim como em previsões feitas por modelos computacionais,  discutirei possíveis cenários para o clima terrestre no futuro.