James Webb – engenharia e ciência (27/09)

Lançado ao espaço em dezembro de 2021, o telescópio espacial James Webb será o principal instrumento de observação da próxima década. Atendendo astrônomos de todo o planeta, ele apoiará pesquisas que vão desde o estágio inicial do Universo até a formação e evolução de estrelas e sistemas planetários.

Para falar sobre este importante telescópio espacial, o “Terça Astronômica” convida Cristóvão Jacques (Sonear Observatory e CEAMIG), que apresentará a palestra “James Webb: engenharia e ciência”.

O evento será presencial, no dia 27 de setembro, terça-feira, das 19h às 20h, no Auditório 201 – prédio 20 – Campus Nova Gameleira (Campus 2) do CEFET-MG, localizado na Av. Amazonas, 7675, Bairro Nova Gameleira. Após a palestra, das 20h às 21h, será realizada uma sessão de observação astronômica com telescópios (em uma área aberta próxima ao auditório). O evento, aberto ao público interno e externo, será gratuito e sujeito a lotação do auditório.

Sobre o palestrante:

Cristóvão Jacques é engenheiro civil e físico pela UFMG e astrônomo “amador”. Por seu destacado trabalho pelo SONEAR (Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research), envolvendo a descoberta de diversos asteroides e cometas, Cristóvão é uma referência internacional nesta área. Atualmente, ele também é diretor científico do CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), onde desenvolve atividades de divulgação científica desde 1976.