Participantes do GEDAI fotografam o cometa NEOWISE

Foto guardada - aplicadas configuracoes.O cometa C/2020 F3, mais conhecido como NEOWISE, foi descoberto em março deste ano pela espaçonave da NASA de nome “Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer”, cuja sigla (em inglês) é NEOWISE. Como um cometa qualquer, o NEOWISE é composto de poeira, rocha e gelo. Ao se aproximar suficientemente do Sol, o aquecimento gerado provocou a liberação de gases, formando sua cabeça e cauda brilhantes.

Quem não viu o NEOWISE, terá que esperar por aproximadamente 6800 anos. Segundo os cálculos dos especialistas, este é o tempo estimado para que o cometa volte a passear pela parte interna do sistema solar. Mas não se preocupe, alguns participantes do GEDAI conseguiram fotografar e registraram boas imagens

O registro fotográfico deste cometa não foi uma tarefa fácil. Nas regiões urbanas não foi possível observá-lo a olho nu. O fato dele se localizar baixo no horizonte e próximo ao pôr do Sol dificulta ainda mais o registro.

Confira neste álbum as imagens registradas pelos astrofotógrafos Carlos Eduardo Porto Andrade, Agostinho Gomes da Silva, Warley SouzaKaique Sérgio dos Santos, Thaís Diniz e Vinícius Januário. Ao clicar em cada foto, é possível obter os detalhes de local, data e equipamento utilizado.

Mais informações sobre o cometa NEOWISE:

https://earthobservatory.nasa.gov/images/146996/comet-neowise-brightens-the-night