Fotografando raios

aaaDurante o primeiro trimestre do ano o volume de tempestades fortes acompanhadas de raios e relâmpagos aumenta significativamente. É um evento que produz um lindo espetáculo de luzes e sons, mas que deve ser observado com alguns cuidados, principalmente quando se está bem próximo dessa chuva.

Algumas pessoas ainda preferem fazer registros fotográficos desses raios durante as chuvas, como ocorreu durante uma forte chuva na região de Contagem no domingo, 10 de Março de 2019. O fotógrafo Vinicius Januário aproveitou o prédio do CEFET Campus Contagem para complementar a sua composição e foi agraciado com um enorme raio caindo bem na direção.

Para fotografar raios inicialmente é necessário estar em um local seguro e bem abrigado da chuva para não se molhar e também não molhar os equipamentos. É possível fazer esse tipo de foto com qualquer câmera fotográfica e até celulares mais novos que possuam a opção manual (modo manual ou M). Com auxílio de um tripé para evitar que a sua foto fique tremida, aponte a sua câmera para a região que você observou estar incidindo a maior frequência de descargas. É preciso manter o obturador aberto por alguns segundos para que o sensor capture todas as variações de luz. Na foto acima foram utilizados 11 segundos de exposição.

Configurando o tempo de exposição do sensor entre 8 e 12 segundos, ajuste o valor de ISO da câmera entre 100 e 400, utilizando da tentativa e erro para verificar qual o melhor valor para a sua situação. Lembre-se que a foto não pode ficar muito escura e nem muito clara.

O próximo passo é ajustar a abertura da sua lente, deixando-a entre f/6.3 e f/9.0, onde mais uma vez é necessário fazer um teste para verificar se a quantidade de luz na sua foto é ideal. Caso sua fotografia fique muito escura, aumente o iso e diminua o valor da abertura da lente, e em caso da foto ficar muito clara, diminua o valor do iso e aumente o valor da abertura da lente.

Por último coloque sua lente no modo de foco manual e foque no ponto mais distante do horizonte ou no foco infinito caso sua lente possua essa opção.

Ao final de todos esses ajustes tente fazer uma composição legal tentando gerar uma foto agradável, o foco principal são os raios mas sempre que possível considerem outros elementos para compor suas fotos como árvores, montanhas e até mesmo prédios.

Para que você não fique perdido, abaixo está a configuração em que foi feita a foto do raio com o prédio do campus para que você possa utilizar como parâmetro para fotografar e ir ajustando de acordo com as necessidades de luz do seu ambiente.:

Velocidade do obturador: 11 segundos
ISO: 100
Abertura da Lente: f8.0

Veja neste álbum dos raios já registrados pelo Vinícius