LIVE “O Papel das Leis na Física e Astronomia: duas tendências”

terça_astronomica_outubro_2020_quadrado

O projeto “Terça Astronômica” convida a todos para participar da LIVE “O Papel das Leis na Física e Astronomia: duas tendências”, com o prof. Túlio Roberto Xavier de Aguiar (Dep. Filosofia / UFMG). O evento será transmitido ao vivo no dia 27 de outubro, às 19h, no canal do GEDAI no YouTube. Logo após a palestra, os astrofotógrafos Júlio Sardinha, Bruno do Val e Agostinho irão compartilhar algumas experiências no campo da astrofotografia.

Resumo da palestra:

O palestrante apresentará duas tendências na Física e Astronomia no que tange às chamadas Leis Naturais. Por um lado, tem-se muito conhecimento de sistemas físicos particulares para os quais podem-se enunciar certas regularidades com bastante precisão, por exemplo, o sistema solar. De outro lado, há sempre uma ambição para formular leis completamente gerais que seriam descritas em uma teoria final.

Sobre o palestrante:

Túlio Roberto Xavier de Aguiar possui graduação em Matemática pela UFMG, mestrado em Filosofia pela UFMG e doutorado em Filosofia pela UFMG. Atualmente é professor associado da UFMG. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Método Científico, atuando principalmente nos seguintes temas: indução e teoria da confirmação, teoria da causação, filosofia da lógica e da matemática. Trabalha principalmente com os seguintes autores: Popper, Hempel, Reichenbach, Hume e David Lewis. É astrônomo amador e mantêm um blog – TELESCÓPIO URBANO – com objetivo de estimular a astronomia amadora e uso de telescópio.