Projeto de satélites didáticos é apresentado em evento internacional

whatsapp-image-2018-12-06-at-18-18-24Membros da equipe CEFAST AeroSpace participam, até o dia 7 de dezembro, da III Latin American CubeSat Workshop, Ubatuba (SP). O evento internacional trata de pequenos satélites universitários e comerciais e possibilita, segundo o professor Geraldo Magela Couto Oliveira, coordenador do grupo, “a criação de uma rede de contatos em várias esferas”.

O trabalho do CEFET-MG será apresentado nesta quinta-feira (6). Com o título “CEFAST AeroSpace: developing cansat and cubesat for space education”, a iniciativa será apresentada pelos professores do CEFET-MG Geraldo Magela e Jeferson Figueiredo Chaves, além dos professores Maria Cecília Pereira (UFMG) e Willer Gomes dos Santos (ITA). Na apresentação, os docentes contam da experiência de construir e lançar os satélites didáticos do tipo CubeSat e CanSat.

Saiba mais sobre o evento.

CEFAST AeroSpace

A equipe CEFAST AeroSpace, fundada em agosto de 2018, e que conta com 23 alunos da graduação e dos cursos técnicos. Os estudantes constroem e lançam satélites didáticos dos tipos CanSat e CubeSat para explorar a prática de observação e realização de pesquisas na alta atmosfera. Em novembro, em parceria com o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi do CEFET-MG (GEDAI), realizou uma série de atividades nos campi Araxá, Belo Horizonte e Contagem, incluindo palestras e a construção de um satélite de baixo custo.

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

Publicado na página principal do CEFET-MG.