Terça Astronômica – Descargas atmosféricas e seus efeitos: uma visão geral

cartaz-terca-astronomica-2018-mes-11-descargas-atmosfericas

DESCARGAS ATMOSFÉRICAS E SEUS EFEITOS: UMA VISÃO GERAL,

Miguel de Brito Guimarães Neto

 13/11/2018, às 19h.

Local: Auditório principal do campus I do CEFET-MG, avendia Amazonas, 5.253, Nova Suiça.

Evento aberto ao público. Após a palestra, a depender das condições do tempo, o público poderá participar das atividades de observação astronômica, que ocorrerão no estacionamento da Rua Alpes, após a palestra. Quem não puder vir poderá acompanhar a palestra ao vivo no youtube.

Sobre o palestrante:

Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Departamento de Engenharia Elétrica do CEFET-MG, da unidade de Belo Horizonte. Atua como pesquisador desde 2009 na área de Descargas Atmosféricas (Física das Descargas, Medição de parâmetros, Proteção contra seus efeitos e Aterramentos Elétricos) com experiência significativa na medição de corrente, de campos elétricos e de luminosidade de descargas, e na filmagem de eventos de descargas com câmeras ultra-rápidas; / Pós-doutorado (2018), Doutorado (2017), Mestrado (2013) e Graduação (2011) em Eng. Elétrica na UFMG.

Sobre a palestra:

As descargas atmosféricas (ou raios) são alvo de curiosidade e espanto por parte do homem desde a Pré-história. Durante muito tempo, a observação e o estudo do fenômeno se ativeram a imagens estáticas obtidas através de câmeras de exposição de longa duração e à medição de efeitos induzidos distantes, tais como campos elétricos e magnéticos. Este quadro se manteve durante muito tempo, sobretudo devido à falta de aparatos tecnológicos capazes de registrar um fenômeno de dimensões tão elevadas, da ordem de vários quilômetros, e que ocorre em intervalos de tempo muito curtos, inferiores a um segundo. Além disso, a severidade dos seus efeitos dificultava a obtenção de dados experimentais, tendo em vista os distúrbios eletromagnéticos que os raios são capazes de promover em sistemas eletroeletrônicos. O advento da instrumentação e da eletrônica moderna permitiu um avanço científico significativo no campo das descargas atmosféricas nas últimas décadas, sobretudo no que diz respeito à obtenção de dados com taxas de aquisição muito elevada.