Terça Astronômica – Soberania e fronteira do espaço: como fica o Brasil?

terca_astronomica_outubro_2018No dia 23/10, o projeto “Terça Astronômica” apresenta a palestra “Soberania e fronteira do espaço: como fica o Brasil?”, com Ana Penido. A palestra será realizada às 19h no auditório do campus I do CEFET-MG, localizado na Av. Amazonas, 5.253, Bairro Nova Suiça. Após a palestra teremos uma sessão de observação astronômica no estacionamento da rua Alpes. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, pedimos que faça uma inscrição rápida neste link.

Sobre a palestrante:

Cientista social, militante dos movimentos populares, Subsecretária de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Doutoranda em Relações Internacionais pelo Instituto Santiago Dantas.

Sobre a palestra:

As questões vinculadas à soberania nacional são normalmente associadas ao território ocupado pelos países, mas há décadas o espaço se tornou uma nova fronteira, onde há disputa e aliança entre os Estados. Como está a ocupação desta fronteira pelo Brasil? Base Nacional de Alcântara, satélites, empresas nessa disputa, vamos trocar uma ideia sobre a guerra e a paz nas estrelas.