Terça Astronômica: Buracos Negros – fantasmas cósmicos

cartaz-terca-astronomica-2018-mes-09-buracos-negrosNo dia 25/09, o projeto “Terça Astronômica” apresenta a palestra “Buracos Negros: fantasmas cósmicos”, com o prof. Weber Hanry Morais e Feu (CEFET-MG, campus Timóteo). A palestra, que será realizada às 19h no auditório do campus I do CEFET-MG, localizado na Av. Amazonas, 5.253, Bairro Nova Suiça, também será transmitida ao vivo neste link. Confira também nosso evento no facebook. Após a palestra teremos uma sessão de observação astronômica no estacionamento da rua Alpes. O evento é gratuito e aberto ao público.

Sobre o palestrante:

Bacharel em Física (2000) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, mesma instituição onde obteve os títulos de Mestre em Física (2003) e Doutor em Ciências (2008), atuando na área de Física da Matéria Condensada com ênfase em transporte eletrônico em semicondutores inorgânicos. Como pós-doutor, esteve em 2009 na Universidade de Nottingham (Inglaterra), onde desenvolveu pesquisa em propriedades elétricas de sistemas semicondutores de nitretos diluídos, trabalho realizado no grupo do Prof. Laurence Eaves.

De volta ao Brasil, de 2010 a meados de 2011, desenvolveu na Universidade Federal de Minas Gerais pesquisa sobre as propriedades elétricas e fabricação de dispositivos feitos a partir de semicondutores orgânicos. Iniciou, no segundo semestre de 2011, pesquisa em microfabricação de dispositivos fotodetectores de poços quânticos na faixa do infravermelho. É professor efetivo no CEFET-MG, campus Timóteo, Chefe do Departamento de Formação Geral, membro do GEDAI, coordena o projeto de extensão Astronomia no Vale
do Aço.

Sobre a palestra:

Nessa palestra vamos conversar um pouco sobre o ciclo de vida das estrelas, desde o nascimento até sua morte, focando um pouco mais na forma mais assustadora que é quando resulta no buraco negro. Serão mostradas algumas particularidades desses objetos e o que as teorias têm dito sobre eles.