II Jornada Integrada de Foguetes: CMBH, CEFET-MG e IFMG

capa

No dia 12 de maio ocorreu a “II Jornada Inegrada de Foguetes” (JIFOG), promovida por uma parceria entre Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Belo Horizonte, e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Betim. Além de estimular a troca de experiência e conhecimento entre professores e estudantes das três instituições, a JIFOG tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins. Para cada escola, os lançamentos de foguetes realizados na Jornada também valem para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), competição acadêmica nacional promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Realizada nas dependências do CMBH, a II JIFOG contou com a participação de 48 estudantes distribuídos em 17 equipes. O objetivo consiste em lançar foguetes feitos de garrafa PET com o maior alcance possível. O combustível do foguete é baseado na reação química do vinagre com bicarbonato de sódio. Cada equipe realizou dois lançamentos e o público presente, que também contou com a presença de familiares dos alunos, assistiu a um verdadeiro festival de foguetes.

5, 4, 3, 2, 1, lançar!

Após a contagem regressiva, era preciso ter atenção para não perder os foguetes de vista. A jornada integrada realizou 34 lançamentos, atingindo incríveis marcas. Com 158 metros de alcance, a equipe “Bonde Bilson” do CEFET-MG (composta pelos estudantes Alan José Vilkn, Daniel Carvalho de Andrade e Daniel Jardim Soares) foi a campeã da II JIFOG, levando o troféu que pertenceu ao CMBH no ano anterior. Com 141 metros, a equipe do CMBH que obteve melhor alcance foi a “Bicarbonaves” (composta pelos estudantes Marco Túlio de Castro Magalhães, Mateus Oliveira de Almeida e Rafael Rocha Gonçalves). O melhor alcance do IFMG, de 136 metros, foi alcançado pela equipe “Come Casa” (composta pelos estudantes Gabriel Filipe Azevedo Montalvão, Vinícius Vertelo de Souza e Gustavo Lima Mendes).  Confira abaixo o clipe produzido pela Seção de Comunicação do CMBH:

A professora Magda (CMBH), coordenadora geral da JIFOG, ressalta a importância do trabalho em equipe: “Nos enche de orgulho ver os estudantes trabalhando conjuntamente em suas equipes, buscando o esmero técnico e melhores lançamentos. A nossa Jornada é uma atividade de porte, que atende a três instituições de destaque na região metropolitana de BH. Em virtude disso, apenas com a colaboração irrestrita dos colegas das outras instituições, estudantes, militares e colaboradores voluntários é que o evento foi realizado. Deixo registrada minha gratidão a todos que não mediram esforços para a JIFog fosse um sucesso”.

Já de olho no futuro, a melhor equipe de cada escola poderá representá-la na “Jornada de Foguetes”, que ocorrerá no município de Barra do Piraí/RJ, no segundo semestre. Neste evento, os estudantes terão contato direto com especialistas da área aeroespacial, como o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Baseando no histórico dos anos anteriores e pelas marcas alcançadas pelas três primeiras equipes de cada instituição, é bastante provável que as três escolas sejam convidadas para a Jornada de Foguetes em 2018. Apesar desta disputada premiação, na II JIFOG, a rivalidade entre as equipes deu lugar à troca de experiência, ao companheirismo e à confraternização. Durante os lançamentos, foi comum ver equipes “concorrentes” se ajudarem emprestando ferramentas, fazendo a contagem regressiva e aplaudindo os lançamentos dos supostos “adversários”. A Jornada Integrada foi encerrada com uma leve e descontraída confraternização, com direito a cachorro quente e sorvete.    

equipes-campeas
Equipes “Bicarbonaves” (CMBH), “Bonde Bilson” (CEFET-MG), “Come-Casa” (IFMG) e Lucas Reis.

Confira mais fotos clicando neste álbum. Créditos: Seção de Comunicação Social do CMBH.

Comissão organizadora da II JIFOG:

Prof. Magda Moreira Nunes (CMBH), Prof. Leonardo Gabriel Diniz (CEFET-MG), Lucas Júnio Alves Veloso dos Reis (CEFET-MG) e Prof. Bruno Francisco Melo Pereira (IFMG).

Equipe de colaboradores:

Prof. Thiago Alonso Merici (IFMG), Prof. Mariana Martins Drumond (CEFET-MG), Daniel Barroso Miranda (CEFET-MG), Alice Gonçalves Braga Chelini Pereira (CMBH), Ágatha Silva Santos (CMBH), Carmen Rosa Giraldo Vergara (CMBH), Fabio Enrique Brochero Martínez (CMBH), George Gomes de Assunção Junior (CMBH), David Felipe Brochero Giraldo (CMBH), João Victor Alcântara Pimenta (CMBH), TC Araújo Mendes / DE / DA (CMBH) e ST Aldo e SD do Contingente (CMBH).