Um lampejão no céu – vamos observar?

aaa

Texto: Carlos Eduardo

Você já viu um lampejo de Iridium?

Iridium é uma classe de satélites artificiais de comunicação que apresentam em sua estrutura grandes antenas retangulares. Em certas ocasiões especiais, devido ao posicionamento relativo entre o Sol, o satélite e a Terra, as antenas retangulares do Iridium refletem a luz solar sobre uma região estreita do planeta: essa reflexão, que fica visível por alguns segundos, é chamada lampejo de Iridium. Com ocorrência em uma faixa estreita do planeta, é preciso estar no lugar certo e na hora certa para observar o fenômeno. O lampejo é tão brilhante que pode apresentar um brilho bem superior ao de qualquer estrela do céu noturno. Por esse motivo, é um evento fácil de ser visualizado e pode ser previsto. A previsão pode ser vista em vários sites como, por exemplo, http://www.heavens-above.com/.

No dia 20 de setembro de 2017, a equipe GEDAI de Belo horizonte visualizou um lampejo especial. Por iniciativa do estudante Carlos Eduardo, um grupo de pessoas se reuniu na hora prevista para apreciar o evento. Exatamente às 18:25:08, um super lampejo iluminou uma pequena porção do céu: apesar de ter durado poucos segundos, foi extremamente brilhante e fascinante.

Assim como ocorreu no dia 20 de setembro, ocorrerá outro lampejo no dia 05 de outubro de 2017, exatamente às 18:57:41. Ele será praticamente tão brilhante quanto o que foi visto antes. Mais uma vez, a equipe GEDAI de Belo horizonte planeja uma observação especial deste fenômeno. A equipe GEDAI convida a comunidade para comparecer no entorno do campo de futebol do Campus I por volta das 18:45. Para quem já viu, vale a pena ver de novo. Para quem nunca viu, será uma chance muito especial.