ATRAVÉS DO UNIVERSO – O que é “estrondão”?

domingos
Domingos Soares

Com grande honra, o GEDAI publica o primeiro texto da série  “ATRAVÉS DO UNIVERSO”, coluna mensal do prof. Domingos Soares (Departamento de Física/UFMG). Conheça mais sobre o autor em sua página eletrônica.

O que é “estrondão”?

Domingos Soares

14 de setembro de 2017

Olá, bem-vindos! Começamos hoje uma viagem sem fim ATRAVÉS DO UNIVERSO”! Meu nome é Domingos Soares e sou professor aposentado do Departamento de Física da UFMG. Lá, dei aulas de física e astrofísica e realizei pesquisas na área de astrofísica extragaláctica, especialmente em galáxias binárias e em pequenos grupos de galáxias. Além disso, durante mais de dez anos ministrei um curso de cosmologia em nível graduação em física. Atualmente realizo pesquisa e produzo textos de ensino de cosmologia e de astrofísica extragaláctica. Mantenho também uma lista eletrônica de cosmologia chamada “COSMOS”, onde apresento notícias e comentários sobre a área, além de textos próprios.

Iniciaremos a nossa viagem com a apresentação do modelo científico moderno do universo. Porém, antes de falarmos sobre a física do modelo, as suas características e limitações, trataremos de uma importante questão de nomenclatura.

Muitos de vocês já ouviram falar do “big bang”, pois este é o nome pelo qual a teoria dominante sobre o universo é conhecida. No entanto, eu não usarei este termo. Eu e alguns de meus alunos, há vários anos, adotamos uma tradução para ele,estrondão” (esta palavra não é registrada — ainda — nos dicionários de português, mas insistimos com ela). Por que usar o termo estrondão?

O termo “big bang” foi cunhado pelo astrofísico e cosmólogo britânico Fred Hoyle (1915-2001). Ele utilizou esta designação para nomear os modelos cosmológicos de expansão originada de uma singularidade inicial, que entraram em voga a partir das décadas de 1920-1930. Na década de 40, ele utilizaria este termo para descrever estas teorias para os ouvintes de uma série de rádio da BBC (British Broadcasting Corporation, emissora oficial de radiodifusão do Reino Unido). hoyleFred Hoyle utilizou o termo de forma pejorativa para demonstrar o seu descontentamento com aquelas teorias, que considerava simplórias e inadequadas para a descrição do universo. A tradução usualmente utilizada é “grande explosão”, que a meu ver, é totalmente insatisfatória, especialmente porque trai o espírito com que o termo foi cunhado. A propósito, rigorosamente, a tradução apropriada de “grande explosão” para o inglês é “great explosion”.

O adjetivo “big” serve aqui como termo designativo do aumentativo em inglês, o que em português é designado pelo sufixo “ão”. Assim, a tradução proposta para “big bang”, que satisfaz a ideia original de Hoyle, seria “estrondão”. Teríamos então a “cosmologia do estrondão”, a “física do estrondão”, a “nucleossíntese do estrondão”, as “métricas do estrondão”, os “cosmólogos do estrondão”, os “adeptos e os adversários do estrondão”, etc.

Respondendo a pergunta do título,estrondão” é o nome do modelo científico moderno do universo. Nas próximas colunas falarei sobre ele, e muito mais…

=========================
Domingos Savio de Lima Soares
FLORESTA COSMOS
=========================