Terça Astronômica – 05/09 – Sistema Solar

cartaz-terca-astronomica-mes-09-sistema-solar

Na próxima terça, dia 05/09, o “Terça Astronômica” faz uma viagem pelo sistema Solar. O astrofísico Gustavo H. R. de Araújo Lima trará detalhes sobre o conhecimento que temos a partir da atual situação da exploração espacial.

Após a palestra, teremos observação da Lua e de Júpiter. Segundo simulação feita pelo estudante Daniel Barroso, monitor do GEDAI, a Lua estará 99,9% iluminada e teremos um eclipse em Júpiter, com uma de suas luas passando na frente do planeta. Infelizmente Júpiter estará se pondo no horário da observação, mas vale a pena fazer uma simulação deste fenômeno no Stellarium.

Confira abaixo os detalhes da palestra:

O SISTEMA SOLAR

Prof. Gustavo Henrique Reis de Araújo Lima

Ph.D. em Astrofísica

Chefe do Departamento de Formação Geral,  CEFET-MG – Unidade Contagem

Data: 05/09/2017

Horário: 19 às 21 horas

Local: Auditório do Campus I – CEFET-MG

Avenida Amazonas, 5253, Nova Suiça

Palestra seguida de observação da Lua e outros objetos visíveis no céu.

Resumo

Ainda estamos apenas iniciando a exploração do Sistema Solar. Esta exploração é chave essencial para entendermos a origem e a história do Sistema Solar e da própria Terra, e também nos levará a um maior entendimento sobre os mecanismos que levaram ao aparecimento da vida na Terra. Há ainda a busca por sinais de vida em outros objetos do Sistema Solar. Tudo isso nos levará a uma compreensão maior do que é a vida, e quais as condições necessárias para seu aparecimento no Universo. Neste seminário abordaremos algumas curiosidades e novas descobertas sobre os planetas e outros objetos do Sistema Solar, e falaremos sobre a atual situação da exploração espacial.